Como um vereador é eleito?

Olá pessoal!
Está começando a última semana de campanha e precisamos decidir nosso voto com sabedoria. Para votar consciente um eleitor precisa saber como funciona a distribuição de vagas para vereador. Muita gente não sabe, mas quando estamos votando para vereador, nosso voto não vai apenas para o candidato escolhido, mas também para todo o seu partido (ou coligação, quando for o caso).
Quase todo mundo já ouviu falar que candidatos como Éneas e Tiririca quando eleitos “puxaram” outros com eles, mas pouco sabem de fato como isso acontece. O que menos ainda sabem é que apesar do fenômeno de “puxadores” ser raro, o fenômeno de “empurradores” é muito comum e acontece sempre. O cenário mais comum em uma apuração é um partido ter muitos candidatos com poucos votos, e estes somados garantirem a vaga de um ou dois do partido que tenham uma votação um pouco melhor, mas ainda assim não suficiente para se elegerem sozinhos.
Explicando: na apuração, o total de votos que todos os candidatos de um partido (ou coligação) receberam, mais seus votos em legenda, define quantas vagas esse partido terá direito. Somente depois dessa conta feita que são observados os votos nominais de cada candidato. Além disso, para essa eleição temos uma novidade: o quociente nominal. Com ele candidatos passam a ter um mínimo de votos para ter direito as vagas de seu partido e, na prática, isso tirou o valor do voto em legenda e fortaleceu os partidos com candidatos mais famosos.
Com isso, os 2 primeiros dígitos de um candidato a vereador são a parte mais importante de seu número, pois são eles que indicam qual o partido e quais candidatos que serão favorecidos com o voto. Ou seja, votando 30.021, você além de votar no Henrique Andrade, estará me ajudando a “puxar” ou “empurrar” outros candidatos do 30, que é o número do Partido NOVO.
Para facilitar a compreensão, fiz um vídeo explicando como essa conta é feita com um exemplo prático demonstrando para onde vai de verdade seu voto. Ajude seus amigos e familiares a aprenderem como uma eleição funciona compartilhando esse vídeo com todos seus contatos!
#vamosMudar?

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *